Central de Marcação : 82 2121-2800

Lentes de Contato

Quais as indicações de lentes de contato?

São usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, ou ainda para modificar a cor dos olhos. As lentes coloridas também são indicadas para pessoas com cicatriz aparente na córnea, na ausência de íris e para albinos.

No caso de algumas doenças corneanas as lentes estão indicadas pois podem fornecer melhor visão que os óculos ou cirurgia, como no ceratocone, por exemplo.

Como a lente de contato permanece no olho?

A lente de contato sustenta-se na camada de lágrima que cobre a córnea. Ela permanece sobre a córnea devido a uma “tensão de superfície”, a mesma que permite a adesão de uma gota d’água num vidro.  A lente forma uma barreira entre o ar e a córnea, reduzindo a passagem de oxigênio para a mesma. O ato de piscar melhora a oxigenação, pois, a cada piscada, as lágrimas molham a lente e liberam oxigênio para córnea.

Quais os tipos de lentes?

Existem dois tipos básicos:

1 – Lentes de Contato Rígidas (duras):

São mais duráveis, fáceis de limpar e corrigem todos os tipos de graus. Porém causam desconforto no início, são mais fáceis de deslocar e podem riscar.

2 – Lentes de Contato Gelatinosas (hidrofílicas)

São muito confortáveis, raramente deslocam, adequadas para esporte e estão disponíveis na forma descartável. Porém devem ser limpas com mais rigor, podem rasgar, contaminar e formar depósitos mais facilmente.

Qual o tipo ideal de lente?

A lente ideal depende das características de cada olho e do perfil de cada paciente. A escolha da lente ideal deve ser feita pelo oftalmologista. Este vai levar em conta o seu distúrbio visual, seus passa-tempos, profissão, a frequência com que irá usá-las.

Por que a adaptação só deve ser feita pelo oftalmologista?

Porque antes de concluir quais lentes são adequadas para você, o oftalmologista fará um exame para certificar-se de que não há doença ocular alguma que impeça o uso das mesmas. Só o oftalmologista está capacitado para escolher a lente ideal para o seu olho e avaliar a “resposta” da córnea ao uso da lente, que se mal adaptada poderá provocar lesões muito graves e capazes de causar cegueira.

Dúvidas Frequentes:

1. As lentes de contato podem prejudicar os olhos?

Sim. Se mal cuidadas ou mal adaptadas, alterações oculares podem ocorrer sendo as infecções as mais temidas. Entretanto, são muito seguras em pacientes bem adaptados e orientados pelo oftalmologista.

2. É possível usar maquiagem com lentes de contato?

Sim. No entanto, deve-se evitar sombras em pó, rímel a prova d’água e passar lápis na borda interna da pálpebra.

3. A lente pode escorregar para trás do olho?

Isto não é possível. Mas ela pode ficar escondida sob a pálpebra dando a impressão que sumiu. Caso não a encontre, procure seu oftalmologista.

4. É possível nadar de lente?

É possível desde que use óculos para natação. Quando a lente for molhada com água poluída, deve ser retirada para limpeza e desinfecção o mais cedo possível.