Central de Marcação : 82 2121-2800

Alterações oftamológicas podem indicar problemas cardíacos.

Prevenção é sempre a melhor opção!

Prevenção é sempre a melhor opção.

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração e muitas pessoas não sabem que alguns fatores de risco que ameaçam o coração também prejudicam a visão. É o que cientistas das Universidades de Washington e Michigan concluíram em suas pesquisas.

Segundo eles, isso ocorre porque os vasos sanguíneos presentes nos olhos, principalmente na região da retina, são semelhantes aos vasos existentes no coração, podendo, então, serem afetados pelos mesmos fatores de risco.

Por conta disso, alguns exames oftalmológicos podem sugerir alterações cardíacas. O exame de fundo de olho, por exemplo, fornece dados  importantes para o cardiologista sobre a situação dos vasos sanguíneos, permitindo concluir se a pressão arterial do paciente está sendo controlada ou não.

Nesse contexto, podemos citar a retinopatia hipertensiva , doença causada por alterações vasculares na retina, diretamente relacionadas com a  Hipertensão Arterial Sistêmica, e que podem causar baixas visuais importantes.

É importante saber que, apesar disso, não se deve esperar muito para procurar uma avaliação detalhada, pois alterações visuais relacionadas a outros problemas de saúde, geralmente são detectadas quando as doenças já estão em estado avançado, limitando as possibilidades de tratamento.

Prevenção é sempre a melhor opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *