Especialidades Especialidades

Prótese Ocular

A prótese ou lente escleral é indicada quando há perda da visão ou do globo ocular após doenças ou acidente. É feita sob medida por Protético ocularista em laboratório. A perfeição dependerá das condições faciais e orbitais, habilidade técnica da adaptação e de como é fabricada a peça.

HISTÓRIA DA PRÓTESE OCULAR

Iniciou-se na antiguidade, através das civilizações egípcias e romanas. Confeccionavam peças de cerâmica pintadas, e/ou utilizavam metais e pedras preciosas sobrepostas á cavidade retida por substâncias colantes. Os olhos artificiais inicialmente foram utilizados como adornos de estátuas. Múmias com olhos de prata foram encontradas no Egito. No século XVIII, o desenvolvimento técnico e artístico das próteses confeccionadas em vidro foi aprimorado na França, Itália e Alemanha, onde se destacou Ludwig Muller Uri. Durante, e devido, as grandes guerras mundiais, iniciou-se a confecção da prótese ocular em vidro na América do Norte, sem sucesso, sendo posteriormente desenvolvida a técnica de confecção em resina acrílica, que preserva até hoje os mesmos conceitos básicos. A evolução da técnica de confecção, dos materiais utilizados e novas propostas para facilitar e aprimorar o processo de manufatura de prótese ocular persiste até os dias atuais.

AS PERDAS OCULARES OCORREM DEVIDO A:

Acidentes: Perfuração com material pontiagudo (lápis, canetas, faca, aspa de guarda-chuva, limalha, palha de cana, espetinho de churrasco), fogos de artifícios, líquidos corrosivos, arma de fogo, acidente de tráfego (carro, moto, atropelamento) entre outros.

Doenças oculares infecciosas, inflamatórias ou degenerativas.

PREPARO

Após a anamnese e estudo da cavidade orbitária do paciente, é feito a moldagem da mesma em virtude de cada uma ter dimensões próprias.

ADAPTAÇÃO

Conforme a deformidade da pálpebra, será necessário ajuste e correção da cavidade oftálmica, a qual é feita por meio de dilatação e correção estética da pálpebra corrigindo as medidas verticais e longitudinais da mesma.

RESULTADO

Satisfação e elevação da auto-estima do paciente resultando no seu bem estar.