Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/2/b8/a8/hospitaldeolhossant1/public_html/wp-includes/plugin.php on line 600

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/2/b8/a8/hospitaldeolhossant1/public_html/wp-includes/plugin.php on line 600


  Central de Marcação : 82 2121-2800

Notícias

Você já esqueceu os óculos dentro do carro? Saiba o que pode acontecer!

Deixar os óculos dentro do carro pode estragá-los.

Deixar os óculos dentro do carro pode estragá-los. 

Você costuma deixar ou esquecer seus óculos dentro do carro?

Esquecer os óculos escuros dentro do carro é um hábito perigoso, uma vez que alguns tratamentos aplicados às lentes, como antirreflexo, antiUV e colorações, são termossensíveis.

Isso quer dizer que, quando expostas à altas temperaturas, como a de um carro fechado, as lentes podem deteriorar-se e perder a sua função, fazendo com que as correções tornem-se inúteis, além de não proteger adequadamente os seus olhos contra a radiação solar.

O ideal é guardar os óculos sempre dentro de suas caixinhas ou, melhor, levá-los com você!

Leia Mais

Síndrome do Olho Seco

Vermelhidão e ardor ocular são alguns sintomas da Síndrome do Olho Seco.

Vermelhidão e ardor ocular são alguns sintomas da Síndrome do Olho Seco.

A Síndrome do Olho Seco é uma doença crônica, caracterizada pelo ressecamento da superfície ocular em consequência da produção reduzida de lágrimas ou da deficiência em algum dos seus componentes, facilitando o aparecimento de lesões sobre a conjuntiva e a córnea.

Poluição, traumas, idade avançada, uso de medicamento, lentes de contato e algumas síndromes podem desencadear essa alteração e dentre os principais sintomas do Olho Seco, podemos citar:

-Vermelhidão;
-Desconforto;
-Ardor e irritação;
-Sensibilidade à luz.

O tratamento consiste na utilização de colírios lubrificantes para proteger os olhos das lesões causadas pela diminuição da produção de lágrimas.

É importante salientar que colírios nunca devem ser usados sem prescrição médica.

Consulte oftalmologista regularmente e enxergue o melhor da vida sempre!

Leia Mais

Em entrevista na rádio Jovem Pan, oftalmologista Diogo Vital fala sobre cuidados com a visão no verão

O uso de óculos escuros é fundamental para proteger os olhos da radiação solar.

O uso de óculos escuros é fundamental para proteger os olhos da radiação solar.

A última quarta-feira, 20, foi dia de entrevista na Rádio Jovem Pan com o Dr. Diogo Vital, médico oftalmologista do Hospital de Olhos Santa Luzia, especialista em Catarata, Cirurgia Refrativa e Ceratocone.

Segundo o Dr. Diogo, em época de verão, é necessário tomar algumas medidas para evitar alterações oculares causadas pela exposição excessiva aos Raios Ultravioleta.

Assim como o protetor solar protege a pele, os óculos de sol são fundamentais para proteger os olhos.

O Dr. Diogo ressalta ainda que óculos falsificados não filtram adequadamente a radiação solar e, por isso, é importante estar atento à qualidade do produto.

Leia Mais

Dezembro Laranja: proteja a área dos olhos!

Utilize protetor solar adequado para a região dos olhos.

Utilize protetor solar adequado para a região dos olhos.

Você sabia que a região dos olhos possui uma pele mais fina e, por isso, necessita de cuidados especiais?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Câncer de Pele é o tipo de câncer que mais mata no Brasil e nós, do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), chamamos a atenção para a importância de cuidar da pele que fica próxima aos olhos.

A maioria dos casos de Câncer de Pele está associada à exposição excessiva ao Sol e, entre as maneiras mais eficazes de evitar a doença, estão o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Além disso, para evitar o risco de ardência, sensibilidade ou irritação ocular ao aplicar o protetor, existem produtos específicos para a região dos olhos. Fique atento!

Dezembro Laranja: o Hospital de Olhos Santa Luzia apoia essa causa!

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue o melhor da vida sempre.

Leia Mais

Por que dilatar a pupila antes do exame?

A importância de dilatar a pupila antes do exame oftalmológico

A importância de dilatar a pupila antes do exame oftalmológico

A pupila é uma abertura no centro da íris, parte colorida dos olhos, e sua função é controlar a entrada de luz nos olhos.

Quando estamos em locais bem iluminados, as pupilas permanecem contraídas. Já em ambientes escuros, a pupila aumenta o seu tamanho para captar mais luz, proporcionando maior nitidez das imagens.

Durante o exame oftalmológico, são utilizados colírios específicos que mantém a pupila dilatada independente da quantidade de luz no ambiente. Isso permite que o médico oftalmologista avalie com clareza o fundo dos olhos e realize diagnósticos precoces.

O efeito do colírio pode durar até 8 horas. Por isso, é importante realizar o exame com algum acompanhante, pois é comum o paciente apresentar sonolência, fotofobia e visão embaçada nesse período,o que dificulta a realização de atividades rotineiras.

Leia Mais

Nova unidade do Hospital de Olhos Santa Luzia é inaugurada no Parque Shopping Maceió

Agora, a população alagoana pode contar com mais uma opção para atendimento oftalmológico.

Confira como foi a inauguração da quarta unidade do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), realizada no dia 28 de Novembro, no Centro Médico do Parque Shopping Maceió!

Planejada dentro de altos padrões de qualidade, a nova estrutura conta com profissionais renomados e muito conforto para garantir um atendimento de excelência para você, nosso paciente.

Nós, do HOSL, agradecemos a você por fazer parte dessa conquista!

Leia Mais

Existe idade mínima para usar óculos?

A indicação de óculos depende da necessidade e não da idade.

A indicação de óculos depende da necessidade e não da idade.

O uso de óculos não depende da idade, mas sim do problema ocular. Em casos de estrabismo, por exemplo, a utilização dos óculos pode ser indicada ainda nos primeiros meses de vida.

Se o seu filho necessita usar óculos, é importante estar atento ao tipo de armação. Para bebês, as mais indicadas são as de silicone, por conta da leveza e maleabilidade.

Existem ainda armações com elástico, tecido e velcro para garantir uma melhor fixação no rosto da criança.

Importante: os óculos com grau devem ser receitados somente pelo oftalmologista e é importante que sejam verificados antes do uso.

O Hospital de Olhos Santa Luzia conta com profissionais capacitados para fazer você enxergar o melhor da vida sempre!

Leia Mais

3 erros perigosos de quem usa lentes de contato

Seguindo corretamente as orientações oftalmológicas, evita-se problemas oculares.

Siga corretamente as orientações do seu médico oftalmologista.

No Brasil, mais de 1,7 milhões de pessoas utilizam de lentes de contato e grande parte desses usuários não sabe ou ignora os cuidados necessários com esse acessório, colocando em risco a saúde dos olhos.

Conheça os 3 principais erros de quem utiliza lentes de contato:

1. Não limpar nem respeitar o prazo de troca do estojo: o estojinho deve ser lavado com água e sabão neutro. Além disso, é necessário substituí-lo a cada 3 meses. A solução multiuso deve ser trocada sempre que for guardar as lentes e nunca substituída por água ou outra substância, pois pode comprometer a sua higiene.

2. Dormir com as lentes: durante o sono, as lentes formam uma espécie de barreira que dificulta a nutrição e a oxigenação da córnea, aumentando os riscos de inflamações e lesões, incluindo a úlcera de córnea.

3. Usar as lentes com os olhos irritados: desconforto ocular é um sinal de que algo está errado. Até que se descubra a causa da irritação, que, por sinal, pode ser as próprias lentes de contato, deve-se suspender o uso.

Usar lentes de contato é diferente de usar óculos. Por isso, é importante consultar um médico oftalmologista capacitado para indicar qual lente é ideal para você e realizar orientações sobre como utilizá-las.

Leia Mais

Existe tratamento para o Daltonismo?

Saiba mais sobre o Daltonismo

Saiba mais sobre o Daltonismo

O Daltonismo é uma alteração na percepção das cores primárias causada por fatores genéticos.

A condição é mais comum em homens e está associada à uma alteração na função dos cones, células da retina que possuem a capacidade de reconhecer e interpretar as cores.

É na idade escolar que surgem os primeiros indícios do Daltonismo. Portanto, se você notar que o seu filho está com dificuldades para distinguir as cores, principalmente o verde e o vermelho, procure um oftalmologista especialista no assunto para realizar os testes necessários.

Apesar de não haver cura para o Daltonismo, atualmente existem lentes de contato e óculos especiais que ajudam os portadores a identificar as cores.

Conte com o Hospital de Olhos Santa Luzia para enxergar sempre o melhor da vida!

Leia Mais

Saiba o que fazer quando surgir um Terçol

Compressa morna ajuda a tratar o Terçol

Compressa morna ajuda a tratar o Terçol.

Terçol, cientificamente conhecido como hordéolo, é uma inflamação causada pela obstrução das glândulas que produzem gordura, localizadas perto das raízes dos cílios.

Em geral, os sintomas envolvem vermelhidão, sensibilidade, dor e inchaço na região da pálpebra, podendo surgir um ponto amarelado em alguns casos.

Ao contrário do que muitos imaginam, o Terçol não é contagioso e o seu tratamento consiste em higienização local e compressas mornas, uma vez que o calor favorece a sua melhora. Em casos específicos, o oftalmologista pode indicar pomadas e colírios.

Normalmente, os sintomas desaparecem em torno de 1 semana, desde que sejam seguidas as recomendações do Oftalmologista. Por isso, é importante procurar orientação médica assim que esse processo inflamatório apareça.

 

Leia Mais

Dr. Isaac Ramos é homenageado no Jornal Gazeta de Alagoas

Felipe Camelo homenageia Dr. Isaac Ramos no Dia do Médico

Felipe Camelo homenageia Dr. Isaac Ramos no Dia do Médico

No último dia 18 de Outubro, foi comemorado o Dia do Médico e nós, do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), ficamos muito felizes pela homenagem ao Dr. Isaac Ramos publicada na coluna do jornalista Felipe Camelo, do Jornal Gazeta de Alagoas.

Parabéns ao Dr. Isaac Ramos e à todos os médicos que praticam a “arte de cuidar”.

 

Leia Mais

18 de Outubro: Dia do Médico

18 de Outubro: Dia do Médico

18 de Outubro: Dia do Médico

É com muito carinho, respeito e gratidão, que a equipe do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL) parabeniza a todos os médicos, que além de profissionais brilhantes, são nossos amigos e heróis diariamente.

Feliz Dia do Médico!

Leia Mais

Dia Mundial da Visão: Você já foi ao oftalmologista esse ano?

12 de Outubro: Dia Mundial da Visão

12 de Outubro: Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão é comemorado em 12 de Outubro e o Hospital de Olhos Santa Luzia alerta sobre a importância de consultar o oftalmologista periodicamente.

Normalmente, as pessoas dão atenção aos olhos somente em casos de enfermidades pontuais, como terçol, conjuntivite, irritação, ou alterações tradicionais, como miopia e astigmatismo.

O que muitos não sabem é que existem graves doenças oculares que, geralmente, não apresentam sintomas em estágios iniciais, como o Glaucoma, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular.

A boa notícia é que elas podem ser identificadas precocemente, desde que sejam realizadas visitas regulares ao oftalmologista. Somente um exame completo te dará a certeza de que a sua visão está boa e os seus olhos, saudáveis.

Previna-se e enxergue sempre o melhor da vida!

Leia Mais

Diretor médico do HOSL publica artigo científico na revista eOftalmo

Dr. Isaac Ramos, diretor médico do Hospital de Olhos Santa Luzia

Dr. Isaac Ramos, diretor médico do Hospital de Olhos Santa Luzia

É com muito orgulho que a equipe do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), parabeniza nosso diretor médico Dr. Isaac Ramos pela publicação do artigo científico intitulado “Aberrometria na Cirurgia de Catarata”, divulgado na revista eOftalmo, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Parabenizamos também os co-autores Dr. Guilherme Ribeiro e Dra. Andréia Peltier de Souza, oftalmologistas de excelência.

Nós, do HOSL, ficamos felizes em ter em nossa equipe, além de médicos, pesquisadores que buscam constantemente aprimorar os seus conhecimentos para fazer nossos pacientes enxergarem sempre o melhor da vida!

O download do artigo pode ser realizado por meio do link goo.gl/doV3e9 .

Leia Mais

Em entrevista na Rádio Jovem Pan, Dra. Lívia Jordão Ramos fala sobre doenças oculares mais comuns nos idosos.

Dra Lívia Jordão Ramos fala sobre doenças oculares comuns nos idosos.

Dra Lívia Jordão Ramos fala sobre doenças oculares comuns nos idosos.

Na última sexta-feira, 6 de outubro, a Dra. Lívia Jordão Ramos, especialista em Catarata e Lentes de Contato, marcou presença em entrevista na rádio Jovem Pan sobre doenças oculares mais comuns nos idosos, em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1 de outubro.

Foram discutidos assuntos relacionados à Catarata, Glaucoma, Presbiopia, DMRI (Doença Macular Relacionada à Idade), Olho Seco e Retinopatia Diabética e Hipertensiva.

Leia Mais

Encontro científico do Hospital de Olhos Santa Luzia conta com palestra do Dr. Wilson Takashi Hida

Na última quarta-feira, 27, o Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL) teve a honra de receber o Dr. Wilson Takashi Hida em evento sobre Atualizações em Cirurgia de Catarata e LIOs Premium, realizado no Hotel Jatiúca (Maceió). A participação dos oftalmologistas alagoanos com discussões e casos clínicos enriqueceu bastante o nosso evento!

Segundo Isaac Ramos, Diretor Médico do HOSL, a palestra do Dr Wilson Takashi Hida acrescentou muito aos oftalmologistas de Alagoas. Confira o vídeo!

Leia Mais

Alterações oftamológicas podem indicar problemas cardíacos.

Prevenção é sempre a melhor opção!

Prevenção é sempre a melhor opção.

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração e muitas pessoas não sabem que alguns fatores de risco que ameaçam o coração também prejudicam a visão. É o que cientistas das Universidades de Washington e Michigan concluíram em suas pesquisas.

Segundo eles, isso ocorre porque os vasos sanguíneos presentes nos olhos, principalmente na região da retina, são semelhantes aos vasos existentes no coração, podendo, então, serem afetados pelos mesmos fatores de risco.

Por conta disso, alguns exames oftalmológicos podem sugerir alterações cardíacas. O exame de fundo de olho, por exemplo, fornece dados  importantes para o cardiologista sobre a situação dos vasos sanguíneos, permitindo concluir se a pressão arterial do paciente está sendo controlada ou não.

Nesse contexto, podemos citar a retinopatia hipertensiva , doença causada por alterações vasculares na retina, diretamente relacionadas com a  Hipertensão Arterial Sistêmica, e que podem causar baixas visuais importantes.

É importante saber que, apesar disso, não se deve esperar muito para procurar uma avaliação detalhada, pois alterações visuais relacionadas a outros problemas de saúde, geralmente são detectadas quando as doenças já estão em estado avançado, limitando as possibilidades de tratamento.

Prevenção é sempre a melhor opção!

Leia Mais

Confraternização do corpo clínico do Hospital de Olhos Santa Luzia

Na última segunda-feira, 27, a equipe de médicos do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL) esteve reunida em uma confraternização para celebrar as conquistas do ano de 2017.

Na ocasião, Dr. Dalton Ramos e Dra. Gilva Ramos foram homenageados pelo exemplo de força, coragem, dedicação e amor à profissão.

Nós, do HOSL, temos orgulho do nosso corpo clínico que, há 54 anos, faz os nossos pacientes enxergarem sempre o melhor da vida!

Homenagens e descontração marcaram a confraternização. Confira as imagens:

Leia Mais

Conheça os efeitos do Diabetes na Saúde Ocular

Visão de um portador de Retinopatia Diabética

Visão de um portador de Retinopatia Diabética

Hoje se comemora o Dia Mundial do Diabetes e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dos 150 milhões de diabéticos no mundo, pelo menos metade possui algum tipo de doença ocular.

O Diabetes é uma doença que consiste no aumento da taxa de glicose no sangue, podendo ser adquirida de forma hereditária ou ao longo da vida, por conta da má alimentação e do excesso de peso.

Entre as suas complicações, está a Retinopatia Diabética, provocada por alterações nos vasos sanguíneos que nutrem a retina, parte do olho responsável pela formação da imagem.

Quando as taxas de glicose estão elevadas, pode haver um fechamento progressivo desses vasos, o que torna suas paredes mais frágeis, podendo levar a hemorragias que comprometem a retina.

Geralmente, a Retinopatia Diabética não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Porém, os danos causados à retina em fases avançadas podem levar à perda severa da visão.

Por isso, é extremamente importante que portadores de diabetes, mesmo apresentando uma boa visão, realizem exames oftalmológicos periodicamente para identificar e controlar as alterações na retina provocadas pela Retinopatia Diabética.

O Hospital de Olhos Santa Luzia conta com profissionais capacitados para fazer você enxergar o melhor da vida sempre!

 

Leia Mais